Bases de Dados

Os dados levantados e analisados no projeto Redes e Fluxos no Território – As Ligações Aéreas 2010 estão disponibilizados em planilhas, descritas a seguir:

  • Banco de dados das cidades - contém as informações da pesquisa relativas aos centros urbanos tomados individualmente;

  • Ligações aéreas-passageiros e Ligações aéreas-carga - contém informações relativas às ligações entre pares de cidades. Os dados foram agregados por par individual, não importando a direção, portanto os campos que identificam a origem e destino são simples convenções arbitrárias. O ano de 2010, dado mais recente quando da publicação e foco central do estudo, possui um critério de corte dos valores mínimos considerados diferente da série histórica;

  • Fluxos principais - lista as ligações de maior valor entre pares de cidades. Esta matriz não é plenamente compatível com a anterior porque não há agregação dos pares de cidades, as ligações são apenas em um sentido. Considerou-se o fluxo de saída para o cômputo da dominância. A ordem das ligações é:

    1. ligação principal, denotando o fluxo de maior valor saindo da origem;

    2. ligação principal, denotando o fluxo de maior valor saindo da origem; e

    3. ligação terciária, o terceiro maior fluxo a partir da origem.

  • Modelo gravitacional - apresenta os resultados da aplicação do modelo gravitacional, conforme descrito na publicação. As distâncias entre as cidades foram medidas em linha reta a partir de projeção Cônica Conforme de Lambert, meridiano central 54º W; e

  • Matriz de custo e Matriz de tempo - contém as matrizes de custo monetário e duração das viagens entre as cidades.
Os arquivos zipados possuem os shapefiles do projeto, conforme os mapas apresentados na publicação. Eles são:
  • MATRIZ_PASSAG.zip e MATRIZ_CARGA.zip - contém os arquivos vetoriais das matrizes de ligações aéreas de passageiros e carga, de 1972 a 2010.

  • Fluxos_princ_passageiros.zip e Fluxos_princ_carga.zip - possuem os arquivos vetoriais das ligações dominantes, secundárias e terciárias das ligações de passageiros e carga. Em cada um dos arquivos zipados há o shapefile “aero_niveis_hierarq”, que identifica a hierarquia de cada cidade nas redes. Na tabela dbf correspondente, a coluna “NIV_PAX” diz respeito à hierarquia da rede de transporte de passageiros e a “NIV_CARGA” à hierarquia da de carga. O número 1 indica o nível hierárquico máximo. Quanto maior o número, menor o nível de uma cidade;

  • Custo_e_tempo.zip - contém os arquivos vetoriais correspondentes ao custo e tempo médios de viagem dos centros urbanos pesquisados. O mesmo conjunto de shapefile foi usado para gerar os quatros mapas deste subtema, de acordo com as colunas do dbf correspondente: “CUSTO”, “TEMP_NUMER” (versão numérica do formato horário hh:mm:ss, onde 1 equivale a 24h), “CUSTO_LOG” (versão em escala logarítmica do custo normalizado pela distância) e “TEMPDIST” (tempo normalizado pela distância). Os arquivos denominados “sem_dados” agrupam os municípios que não retornaram resultados para a data pesquisada; e

  • Gravitacional.zip - contém os arquivos vetoriais dos resultados do modelo gravitacional ajustado na pesquisa. A ordem das variáveis do arquivo dbf correspondente é o mesmo dos dados tabulares dos arquivos gravitacional.ods e gravitacional.xls

Arquivos em formato .XLS Arquivos em formato .ODS
Banco de dados das cidades Banco de dados das cidades
Fluxos principais Fluxos principais
Ligações aéreas_carga Ligações aéreas_carga
Ligações aéreas_passageiros Ligações aéreas_passageiros
Matriz de custo Matriz de custo
Matriz de tempo Matriz de tempo
Modelo gravitacional Modelo gravitacional